-
Arquitetos: Wilson Architects
- Área: 3200 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Alex Chomicz
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, ACE, Caesarstone, Colorbond, Dulux, Escenium HAUS, Forbo Flooring Systems, G James Residential Bronze, Gerflor, InStyle, Interface, James Hardie, James Hardie Australia, Laminex, PAS, Regupol America, Strammit, Tarkett
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os arquitetos da Wilson Architects trabalharam em conjunto com Caboolture para criar a nova marca da GP Super Clinic.
Ao contrário dos projetos institucionais tradicionalmente empregados pelas clínicas, a instalação de US $ 8 milhões apresenta jardins verticais, viveiros de peixes e um átrio para promover uma sensação de cura e descanso.
Fiona Heckelmann, da Caboolture local, diz que os espaços cheios de luz proporcionam uma atmosfera orgânica e relaxante.
"Do ponto de vista de um paciente, é revitalizante e refrescante - pelo fato de você estar cercado pela natureza e pela vida", diz Fiona.
"Quando um prédio faz você se sentir tão bem, você sabe que, no início, alguém trabalhou e considerou todos os fatores - luz, espaço, brisa, ergonomia e, o mais importante, como ele seria usado".
A abordagem de projeto da Wilson Architects concentra-se na experiência dos usuários e visitantes através de uma abordagem salutogênica - um método cunhado pelo professor de sociologia médica, Aaron Antonovsky. Essa abordagem promove o bem-estar na área da saúde e concentra-se em fatores que apoiam a saúde humana, e não em fatores que causam doenças.
O diretor executivo da Caboolture GP Super Clinic, David Hooper, diz que "existe um vínculo muito forte entre sentir-se bem e estar bem. O foco [em nossa Super Clínica] é estar bem e permanecer bem - estamos focados no sistema do conceito de bem-estar. ”
A intenção da Wilson Architects era facilitar uma experiência humana positiva por meio do projeto.
Hamilton Wilson, diretor administrativo da Wilson Architects, diz que o espaço é fundamental para a saúde e o bem-estar e pode causar um grande impacto em projetos de todos os tamanhos, mesmo em pequena escala.
“Nós projetamos lugares para as pessoas. Através de um desenho melhor, a GP Super Clinic permitirá, de fato, melhores resultados para os pacientes”.
Os moradores dizem que a clínica se conecta ao público de uma nova maneira, e Hamilton explica que essa foi uma consideração vital na fase de projeto. "Nossa prioridade era tornar o centro uma clínica comunitária, que é vista como parte da comunidade, com propriedade da comunidade", diz Hamilton.
A Super Clinics Health Care (SCHC) opera como parte do Programa GP Superclinic do Governo Federal Australiano.